Av: THOMAS EDSON, 2880, SALA 22 - BAIRRO SCHARLAU - SÃO LEOPOLDO - CEP: 93125-140
(51) 3568-1444 - WhatsApp 51 981273900
atendimento@teledetritus.com.br

Logística Reversa; Reciclar e reaproveitar com responsabilidade ambiental.

Há mais de 30 anos fazendo história

Logística Reversa; Reciclar e reaproveitar com responsabilidade ambiental.

Logística-reversa
Saiba que governos, empresas, consumidores e catadores têm seu papel importante na logística reversa. No Brasil, assim como em muitos lugares do mundo, existe uma lei específica para o destino final e logística reversa dos resíduos sólidos.

Introdução

Conforme a Lei Federal 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), a logística reversa é caracterizada “por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada” (Art. 3°, inc. XII).

Na prática da Logística Reversa

Na prática, a logística reversa é realizada por meio de sistemas que promovem a coleta, reuso, reciclagem, tratamento e/ou disposição final dos resíduos gerados após o consumo de diversos produtos – seja o próprio produto já sem uso, sejam suas embalagens descartadas.

Realidade no Brasil

Embora a implementação da PNRS ainda seja recente no Brasil, a “logística reversa” já é uma realidade há mais de trinta anos em alguns países, principalmente da Europa, e mesmo no Brasil já existem experiências específicas para alguns produtos (pneus, óleo lubrificante, embalagens de agrotóxicos, pilhas e baterias) há mais de dez anos.

OK, MAS O QUE É LOGÍSTICA REVERSA?

Ou seja, de forma mais ampla, porém, foi a PNRS que trouxe a exigência de implementação da logística para uma gama diversa de produtos, ao definir que seus fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes “são obrigados a estruturar e implementar sistemas de logística reversa, mediante retorno dos produtos após o uso pelo consumidor, de forma independente do serviço público de limpeza urbana e de manejo dos resíduos sólidos” (Art. 33).

Por tanto, a Logística Reversa é um instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada. 

Para alguns produtos, devido ao grau e à extensão do impacto de seus resíduos à saúde e ao meio ambiente, deve-se implantar sistema de logística reversa específico.

Logistica Reversa figura 1

Nem todo produto pode ser descartado no lixo comum

A Lei nº 12.305/2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), representa um marco para a sociedade brasileira em relação à sustentabilidade, pois apresenta uma visão avançada na forma como nos relacionamos com os resíduos sólidos que geramos. 

RESPONSABILIDADE COMPARTILHADA

REspComp

O cidadão, no papel de consumidor, é responsável por entregar os resíduos nas condições solicitadas e nos locais estabelecidos pelos sistemas de logística reversa.

O setor privado, por sua vez, fica responsável pelo gerenciamento ambientalmente correto dos resíduos sólidos.

Assim como pela sua reincorporação na cadeia produtiva, pelas inovações nos produtos que tragam benefícios socioambientais, pelo uso racional dos materiais e prevenção da poluição.

Por fim, cabe ao Poder Público a fiscalização do processo e, de forma compartilhada com os demais responsáveis pelo sistema, conscientizar e educar o cidadão.

OU SEJA

  • Consumidores, importadores, fabricantes, distribuidores e comerciantes agindo juntos e coordenados para que esses resíduos sejam reaproveitados, reciclados e tenham uma destinação ambientalmente adequada;
  • Beneficia a economia, gerando renda e recursos sustentáveis;
  • Ganha o cidadão, vivendo em um ambiente mais limpo e saudável;
  • Melhora o meio ambiente, reduzindo a necessidade de novas matérias-primas e evitando que resíduos sejam descartados inadequadamente.

Saiba mais sobre o que significa uma cidade sustentável; https://teledetritus.com.br/cidades-sustentaveis-conceito-objetivos/


COMO FUNCIONA?

Na figura abaixo está representado, de forma simplificada, o fluxo dos resíduos passíveis de logística reversa, seguindo o princípio da Responsabilidade Compartilhada pelo Ciclo de Vida dos Produtos.

Logistica Reversa figura 2.2
Fluxo simplificado de resíduos nos sistemas de logística reversa

PARA QUE SERVE A LOGÍSTICA REVERSA?

  • Incentivar o reuso, a reciclagem e a destinação ambientalmente adequada dos resíduos;
  • Aumentar a vida útil dos aterros sanitários, desviando estes resíduos que podem ser reinseridos na cadeia produtiva;
  • Compartilhar a responsabilidade pela gestão de resíduos (setor público, setor privado e sociedade civil);
  • Aumentar a eficiência no uso de recursos naturais;
  • Ampliar a oferta de produtos ambientalmente amigáveis, gerando emprego e renda;
  • Espaço para gerar novos negócios.

Papel dos consumidores

O nosso papel, como consumidores, é fazer a devolução dos produtos em postos específicos, que são determinados pelos comerciantes ou distribuidores. Eles então podem encaminhar os resíduos para os fabricantes ou importadores para que estes façam uma disposição adequada e sustentável.

Faça sua parte, descarte seus resíduos corretamente! Confira aqui quais são os postos de coleta mais próximos para cada um dos resíduos que você precisa descartar.

Implementação da Logística Reversa

A implantação da logística reversa é uma grande aliada da Economia Circular, já que ao retornar o resíduo para o ciclo produtivo o material deixa de ser resíduo e se torna matéria-prima para novos produtos. Junto com a conscientização da população, através da educação ambiental, a logística reversa ajuda a minimizar os impactos ambientais causados pelo mau gerenciamento dos descartes residuais, dando um grande passo rumo a sustentabilidade.

Saiba mais sobre os sistemas de Logística Reversa implantados atualmente no Brasil, clicando nos ícones abaixo:

   
 Agrotóxicos,
seus resíduos e embalagens
 Baterias de chumbo ácidoEletroeletrônicos
e seus componentes
Embalagens de aço Embalagens de 
óleos lubrificantes
Embalagens em geral 
    
 Lâmpadas fluorescentes, 
de vapor de sódio e mercúrio 
e de luz mista
MedicamentosÓleos Lubrificantes 
Usados ou Contaminados (Oluc)
 Pilhas e baterias Pneus inservíveis Latas de Alumínio para bebidas

Fontes: https://sinir.gov.br/logistica-reversahttps://sinir.gov.br/logistica-reversa –https://cetesb.sp.gov.br/logisticareversa/https://www.ecycle.com.br/logistica-reversa/


Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home2/telele/public_html/wp-includes/functions.php on line 5373