R. Padre Antônio Vieira, 59 Sala 2 - Cristo Rei / São Leopoldo
(51) 3568-1444
atendimento@teledetritus.com.br

O que é sustentabilidade ambiental

Há mais de 26 anos fazendo história

O termo sustentabilidade consiste em possuir a característica de ser sustentável, que se pode conservar, ou seja, é quando existe a possibilidade de se beneficiar dos atributos de algo e mesmo assim mantê-lo.

Por sua vez, o termo sustentabilidade ambiental define o modo como o homem age na utilização dos bens naturais e providencia soluções para as necessidades de si próprio e dos outros, de forma que não agrida o meio natural e garanta a utilização do mesmo em gerações futuras.

A sustentabilidade ambiental está muito ligada ao termo desenvolvimento sustentável, que visa à utilização dos produtos do meio ambiente sem destruí-los ou extingui-los, garantindo, simultaneamente, o desenvolvimento financeiro, tecnológico, industrial, etc.

Nós, humanos, somos dependentes do meio natural desde a nossa origem, portanto, de lá pra cá provocamos alterações imensuráveis no ambiente e, por sermos dependentes dele, essas alterações, de alguma forma, sempre nos atingem.

Infelizmente, pela falta de conscientização da grande maioria da população (local ou mundial), temos alterado o ambiente em proporções cada vez maiores e, graças à conscientização de uma pequena minoria, várias discussões dentro do meio político e de fóruns ambientalistas têm sido focadas na sustentabilidade. Desse modo, muitos empresários, acionistas, políticos e civis sem nenhum atributo político têm se ajustado a essa visão, buscando a utilização de energias renováveis, poluindo menos, reciclando e mantendo o ambiente disponível a todos.

Benefícios da sustentabilidade ambiental:

O objetivo da sustentabilidade é garantir benefícios às pessoas e ao meio ambiente. Entretanto, as ações sustentáveis beneficiam primeiramente o meio, sendo que o benefício obtido por nós é apenas uma consequência disso.

Os resultados das atitudes sustentáveis são obtidos a médio e longo prazo, mas promovem ao ambiente a garantia do seu desenvolvimento contínuo, bem como a toda e qualquer forma de vida, incluindo a nossa. Além disso, as atitudes sustentáveis asseguram a permanência e disponibilidade dos recursos naturais existentes ao próprio meio, a nós e a nossas gerações futuras.

Atitudes sustentáveis também evitam catástrofes, como extinções de espécies animais e vegetais, erosões do solo, assoreamento de rios, aquecimento global, etc.

Em segundo plano, como consequência de atitudes sustentáveis, nesse caso, por organizações, temos:

– A cooperação com a melhoria e execução dos princípios governamentais, já que serão adotadas boas práticas para manter o meio.

– Uma melhora da reputação e da popularidade da empresa aos olhos de outras organizações e do consumidor, pois empresas que têm atitudes sustentáveis são bem vistas quando possuem responsabilidade ambiental e social, reforçando, assim, a valorização da sua imagem.

– A promoção da confiança entre as partes interessadas (ou stakeholders), pois com a transparência e comunicação das suas estratégias sustentáveis, a empresa comprova um desenvolvimento sustentável para todos os envolvidos.

× Como posso ajudar?